Logotipo

Logotipo
Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves

NOSSOS PROJETOS


A QUALIDADE DA NOSSA ESCOLA

            Como todos vivemos num mesmo país, num mesmo tempo histórico, é provável que compartilhemos muitas noções gerais sobre o que é uma escola de qualidade. A maioria das pessoas certamente concorda com o fato de que uma escola boa é aquela em que os alunos aprendem coisas essenciais para sua vida, como ler e escrever, resolver problemas matemáticos, conviver com os colegas, respeitar regras, trabalhar em grupo. Mas quem pode definir e dar vida às orientações gerais sobre qualidade na escola, de acordo com os contextos socioculturais locais, é a própria comunidade escolar. Não existe um padrão ou uma receita única para uma escola de qualidade. Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refletir, propor e agir na busca da qualidade da educação.

O QUE SÃO OS INDICADORES?
            Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo... Aqui, os indicadores apresentam a qualidade da Escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões:
Dimensão 1: Ambiente Educativo
Dimensão 2: Prática Pedagógica
Dimensão 3: Avaliação
Dimensão 4: Gestão escolar democrática
Dimensão 5: Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola
Dimensão 6: Ambiente Físico escolar
Dimensão 7: Acesso, permanência e sucesso na escola


“... Se sonhamos com uma sociedade
menos agressiva, menos injusta,
menos violenta, mais humana,
o nosso testemunho deve ser
o de quem, dizendo não a
qualquer possibilidade
em face dos fatos,
defende a
capacidade
do ser humano
em avaliar, de
compreender, de
escolher, de decidir e,
finalmente, de intervir no mundo.”
(Paulo Freire)




SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DIREC 04
COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE CASTRO ALVES

PROJETO
O Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, vem através deste Projeto homenagear a nossa terra – Castro Alves/BA, pelos seus 130 anos de emancipação política e administrativa, apresentando como tema: DE CURRALINHO A CASTRO ALVES: 130 ANOS CONSTRUINDO O LUGAR. Há exatos 130 anos, no dia 26 de junho de 1880, conquistamos a nossa liberdade e a nossa cidadania, mas também uma missão bastante importante: construirmos o nosso próprio futuro! E isto fizeram os nossos antepassados e nós estamos tentando fazer no presente, pois tanto a antiga Curralinho como a atual Castro Alves foram e ainda são construídas no dia a dia pelos cidadãos deste lugar – todos nós e também as gerações passadas. São 130 anos de liberdade e cidadania curralinhense e 110 anos do sentimento de Ser castroalvense, à medida que também neste ano, no dia 25 de julho, comemoramos 110 anos da mudança do nome do nosso município de Curralinho para Castro Alves. Com acertos e com erros também, mas sempre com lutas e tentativas, fomos e estamos construindo o nosso lugar. Porém, devemos ressaltar que essa construção do lugar exige a participação efetiva de todos nós, pois ser cidadão brasileiro, baiano ou castroalvense é participar ativamente da construção de uma sociedade melhor: mais justa e democrática. Nesse sentido, ressaltamos que este também é o objetivo do Colégio Polivalente nesses 38 anos de existência e serviços prestados à sociedade castroalvense. Por fim, realizaremos um desfile homenageando a nossa querida terra, mas também com o propósito de refletirmos sobre a construção do nosso lugar: O que fizemos? O que falta fazer? E o que faremos para transformar nossa cidade/município num lugar melhor?