Logotipo

Logotipo
Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves

NOSSO OLHAR SOBRE A CIDADE

Aqui teremos a oportunidade de mostrar a nossa cidade a partir de diversos olhares: imagens, textos, músicas, versos, prosa... É pra ver a cidade! 

"Compreender uma cidade significa colher fragmentos. E lançar entre eles estranhas pontes, por intermédio das quais seja possível encontrar uma pluralidade de significados. Ou de encruzilhadas herméticas.”(CANEVACCI, 1993:35)



CASTRO ALVES/BA: SUAS ORIGENS

Terra primitivamente habitada pelos índios sabujás e cariris, os quais descendiam dos tupinambás, sua história começa a ser contada no início do século XVIII, a partir do desmembramento da sesmaria do Aporá, segundo apurado no livro Informações Históricas Sobre a Cidade de Castro Alves - Azevedo Teixeira (1990). O Sr. João Evangelista Tanajura recebeu como doação uma parte da sesmaria, ficando a cargo do Capitão-Mor Antonio Brandão Pereira Marinho Falcão, o cumprimento das condições estabelecidas no contrato de doação, que incluía a construção da sede da fazenda, capela, cemitério, currais, os quais foram construídos nas proximidades do rio Jaguaripe e as estradas das boiadas que vinham de Minas Gerais com destino à Feira de Santana. Devido aos pequenos currais construídos para abrigar as boiadas ele deu à fazenda o nome de Curralinho, à qual mais tarde foi elevada a vila/cidade.


Em meados do século XVIII, estabeleceram-se na região o paulista João Antunes da Silva Castro e sua mulher Ana da Silva Castro – bisavós do poeta – tornando-se proprietários de uma vasta extensão de terras. Na fazenda, nasceu o avô do poeta – José Antonio da Silva Castro, o “Piriquitão”, criador e comandante do Batalhão dos Piriquitos – assim conhecidos por todos vestirem uniformes verdes – que travou importantes batalhas pela independência da Bahia (1823), tendo seu nome imortalizado no bronze do monumento ao Dois de Julho, em Salvador. Na casa-sede da fazenda, casaram-se os pais do poeta. Castro Alves nasce a 14/03/1847 na fazenda Cabaceiras, território à época pertencente à Vila de Curralinho. As fazendas Cabaceiras e Curralinho eram de propriedade da família do poeta.

Outro ilustre filho da terra nasce no casarão da fazenda Curralinho em 02/04/1847, é Dionísio de Castro Cerqueira, primo do poeta. O General Dionísio de Castro Cerqueira lutou na Guerra do Paraguai, foi político e participou como deputado da Constituinte de 1890. Em 1896 tornou-se Ministro do Exterior e chegou a ocupar interinamente os cargos de Ministro da Guerra e da Viação.

O casarão da Fazenda Curralinho serviu de abrigo ao poeta por várias vezes, inclusive no período de sua convalescença, de fevereiro a julho de 1870, época em que escreveu 13 poemas, dentre os quais “Aves de Arribação” e “O Hóspede”.

O arraial de Curralinho, para onde se dirigiam as tropas do alto sertão, tornou-se logo uma localidade em franco crescimento, desenvolvendo o seu comércio. Elevou-se à categoria de vila em 26/06/1880, ganhando foro de cidade em 22/06/1895. Trocou o topônimo Curralinho por Castro Alves em 25/07/1900.


DESCOBRINDO A TUA GEOGRAFIA – CASTRO ALVES/BA
O município de Castro Alves/BA está localizado numa das regiões mais importantes do estado da Bahia  – o Recôncavo Sul. Tal região é composta por 33 municípios abrangendo uma área total de 10.840 Km2, diferenciando-se das demais regiões do Estado por ter sido a primeira a ser colonizada e controlada administrativamente possuindo, dessa forma, características sociais, políticas, econômicas e étnico-culturais diferenciadas das demais. Toda a sua economia baseou-se desde cedo na produção da cana-de-açúcar e outras atividades agropecuárias voltadas para o mercado externo. A lavoura fumageira associada à cultura canavieira foram impulsionadoras do desenvolvimento regional, atraindo a instalação, no século XIX, das primeiras linhas ferroviárias para escoamento da produção, fato este que fez com que houvesse o povoamento da região, a criação de vilas e o desenvolvimento das que já existiam, incluindo-se neste último caso a Vila de Curralinho, hoje cidade de Castro Alves/BA.

Pertencente à Região Econômica do Recôncavo Sul, o município de Castro Alves/BA, administrativamente compõe a Microrregião Geográfica e Administrativa de Santo Antônio de Jesus/BA. Está localizado a 12º45’56” de Latitude Sul e 39º 25’42” de Longitude Oeste, com uma área de 763 Km2 e uma população estimada em 24.280 habitantes (Censo 2007), distando 190 Km da capital do estado, segundo dados da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Localizado a uma altitude de 278 metros acima do nível do mar, com temperatura média de 23,8º C e um tipo climático variando de seco a sub-úmido e semi-árido, possui um relevo caracterizado por Tabuleiros Pré-Litorâneos, Tabuleiros Interioranos e Pediplano Sertanejo. Em sua vegetação predominam a Floresta estacional decidual e Contato caatinga-floresta estacional. Em termos geológicos, está incluído nos tipos Diatexitos, Gnaisses Charnockíticos e Granitóides. Esse conjunto de características faz com que a cidade de Castro Alves/BA esteja situada numa zona de transição entre o Recôncavo e o Sertão baiano, possuindo um risco de seca considerado alto, devido a estar bastante próximo da caatinga. 100% do seu território situa-se no Polígono das Secas.

Castro Alves/BA estabelece limites com Rafael Jambeiro, ao Norte; Varzedo e Conceição do Almeida, ao Sul; Santa Terezinha, a Oeste e Sapeaçu e Cabaceiras do Paraguaçu, a Leste. As áreas mais favoráveis para a agricultura, por se tratar de uma região mais úmida e fértil, estão localizadas a Sul, Sudoeste, Sudeste e Leste, ao passo que ao Norte, Nordeste, Oeste e Noroeste encontram-se a chamada zona de transição ou contato com o sertão.

Em seu perímetro urbano, Castro Alves/BA abriga a nascente de um importante rio da região do Recôncavo – o Jaguaripe, e é banhado e abastecido pelo rio Paraguaçu.